Cultiva a Leitura

E, de repente, já estamos em mais uma edição do Cultiva a Leitura com…

Este projecto que deixou de ser apenas um projecto e é já uma construção de afectos nesta partilha de leituras, de momentos, de conhecimentos e experiências culturais e sociais.

Uma Construção de Afectos que se desenvolve como permanente gestação. Gera-se e ama-se ver crescer o amor pelos livros e pela leitura. Este colo de uma mãe que tem cuidado com as suas crias sem os querer atirar ao Mundo. Filhos que irão ser abraçados pelo Mundo lá fora aos poucos e que também aos poucos serão amados. Assim, será com as leituras e com os livros.

Pretendemos gerar, desde o momento embrionário iniciado, em 2017, com José Luís Peixoto, este crescimento tranquilo e equilibrado de hábitos de leitura, essa forma simples e tão magnífica de adquirir conhecimento, de aproximar e de tão humildemente tranquilizar.

O andarilho José Luís Peixoto (Edição 2017) diz que “na leitura e na escrita encontramo-nos todos naquilo que temos de mais humano”.

Já o equilíbrio revolucionário de Valter Hugo Mãe (edição 2018) confronta-nos com a humildade de quem tem conhecimento e que quer melhorar a cada dia o que sabe, aludindo que “O indivíduo que vai sabendo, sabe sobretudo melhor o tamanho da sua ignorância”.

O querido José Eduardo Agualusa (edição 2019) torna a leitura responsável pela empatia mostrando que “os bons escritores são aqueles que conseguem colocar o leitor na pele do outro. (. e que ) A leitura aproxima as pessoas”.

Este ano queremos homenagear a Mulher. A mulher enquanto figura de poder inesgotável no gerar de Vidas, enquanto misterioso e suave ser humano, nunca desprovido de força, tal como é esta nossa vontade de gestação do interesse pela leitura e pelos livros.

Só poderíamos conseguir fazê-lo com a doce simplicidade e a força das palavras e das convicções de Dulce Maria Cardoso que realça que – A escrita e a leitura têm muito que ver com o ponto de intercepção entre o que um diz e o outro percebe. (Entrevista ao Jornal i , 17/03/2014); esta partilha entre escritor e leitor, este contacto mágico que cria empatia, que gera emoções e conhecimentos variados, é humildemente permitido pela leitura.

Importa não se deixar absorver pelas versões do que nos dão a conhecer. Importa ler, procurar conhecer, procurar elucidar dúvidas… e pensar sempre que “(…) quando uma coisa começa a ser normal, perdemos o olhar crítico sobre ela porque deixamos de a ver.” (Dulce Maria Cardoso – 1 de dezembro de 2018, Observador)

Acompanha este cultivo!
Participa nas actividades connosco!

A escritora desta edição:

Dulce Maria Cardoso nasceu em Trás-os-Montes, em 1964. Cresceu em Angola e regressou a Portugal na adolescência. Licenciou-se em Direito. Publicou o primeiro livro em 2001, “Campo de Sangue”, laureado com o Prémio Acontece. Seguiu-se “Os Meus Sentimentos”, em 2005, com o qual recebeu o Prémio da União Europeia para a Literatura. Com “O Chão dos Pardais”, em 2009, foi-lhe atribuído o Prémio Pen Clube.

Publicou dois livros de contos Tudo São Histórias de Amor (2013) e Rosas (2017) e dois livros infanto-juvenis “Lôa e a véspera do primeiro dia” (Tinta da China, 2014) e “Lôa perdida no paraíso” (Tinta da China, 2014). Em 2011, publicou “O Retorno”, o último sucesso antes de “Eliete”, publicado no final de 2018. Recebeu as Insígnias de Cavaleira da Ordem das Artes e das Letras de França.

PROGRAMA:

MARÇO
SEG 20: LANÇAMENTO DO PROJETO 2023
TER 21: DIA DA POESIA E DIA DA ÁRVORE

ABRIL
GERMINAR DA LEITURA
LANÇAMENTO DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA
CANÇÕES A LÁPIS AZUL
SARABANDA:
SEX 21: CANTAMOS. BAILAMOS. {CENTRO SOCIAL MELO PIMENTA}
Trauteando em conjunto: Oficina de Criação e Experimentação
Musical da Aderno – Associação Cultural
SÁB 22: RIMOS. VIBRAMOS. PARTILHAMOS. {MATA NACIONAL DO BUSSACO}
Piquenique de partilha: viandas, histórias, dizeres e receitas
Fim de tarde: Performance sonora na floresta

DOM 23: COMUNICAMOS. LEMOS. IMAGINAMOS. {MOINHO, ESPAÇO CULTURAL E CRIATIVO JFL}
Dia Mundial do Livro
Oficina, para a infância, de criação de um poema diamante

MAIO
VISITA DA ESCRITORA DULCE MARIA CARDOSO:
SEX 26: PERCURSO HISTÓRICO NO LUSO
ENCONTROS NO CENTRO DE DIA E CENTRO ESCOLAR
SÁB 27: PERCURSO LITERÁRIO PELA MATA DO BUSSACO COM PIQUENIQUE
PLANTAÇÃO DE ÁRVORE
20.45h: CONVERSAS COM… DULCE Mª CARDOSO {CASINO}

JUNHO
PEDDY PAPER LITERÁRIO

Sarabanda - Press

Pin It on Pinterest

Share This